Tamboreamento

Tamborear uma peça é a ação de colocá-la em uma máquina vibratória ou em um tambor rotativo, previamente preenchidos com diversos “chips”, que são mídias de diferentes materiais e formatos, adicionando-se ou não pastas abrasivas, com os quais, por meio de fricção com a peça, se atingem diversos objetivos, dentre eles, polimento, rebarbação, nivelamento de superfície, limpeza e secagem de produtos industrializados.

O processo de tamboreamento, criado com o intuito de reduzir o tempo de acabamento e aumentar a padronização das peças, cresce e se diversifica de forma dinâmica.

Já no início da era industrial notava-se a necessidade de melhorar os processos de acabamento de produtos industrializados, utilizando-se para tanto o sistema de tamboreamento em rebarbação grosseira de objetos produzidos pelas forjarias e fundições.

Com o avanço das pesquisas, o emprego de tambores rotativos aumentou a eficiência das indústrias, que alcançam a cada dia melhores resultados nas fases de finalização e preparo de seus produtos.

O termo tamboreamento abrange outros sistemas de acabamento controlado.

Ressaltamos que, a partir do conceito de tambores rotativos, vários outros equipamentos foram desenvolvidos, como por exemplo, vibradores circulares, vibradores paralelos e turbos rotativos, os quais continuamente são aprimorados devido às constantes análises e revisões das normas de segurança e de controle de qualidade, cujas exigências são certamente contempladas pelos referidos processos de tamboreamento.

Desafios nos inspiram a cada dia, nos movem e determinam, a cada novo cliente e a cada diferente peça, a pesquisar e desenvolver inovadores e eficazes sistemas de tamboreamento. Assim sendo, passamos a contar com diversos equipamentos e inúmeros tipos de insumos, como chips, abrasivos, compostos, detergentes e pastas, que possibilitam atingir níveis surpreendentes de acabamento, tanto técnico como decorativo.

Ao final da instalação do apropriado processo de tamboreamento, verificado após análise detalhada da necessidade do cliente, constatam-se privilégios muitas vezes não considerados quando do início dos testes de viabilidade, destacando-se a uniformidade de acabamento, a redução do manuseio das peças e a diminuição do risco de acidentes.

Enfim, tenhamos sempre em mente que tamboreamento e vibroacabamento são aliados fundamentais na excelente qualidade e na diminuição do tempo de acabamento, na padronização, nas melhorias da resistência e vida útil, bem como na redução do custo final de cada peça produzida, requisitos essenciais e tão almejados pela Indústria!

Você possui dúvidas se precisa de um serviço terceirizado de Tamboreamento ou de produtos para poder tamborear em suas dependências?

Entre em contato com nossos consultores por Skype ou Whatsapp, eles te ajudarão a definir a melhor solução para a sua necessidade: